As misteriosas pinturas de Tassili. No coração do implacável deserto do Saara encontram-se as misteriosas pinturas de Tassili n’Ajjer, um lugar de extraordinária importância histórica e cultural. Embora hoje seja um lugar árido, Tassili n’Ajjer nem sempre foi assim. O seu nome, que significa “planalto entre dois rios”, dá-nos pistas de um passado onde a vida floresceu no meio de uma paisagem próspera e verdejante. Aqui, A história das civilizações antigas é revelada através de mais de 15.000 pinturas e gravuras rupestrestestemunhos silenciosos de comunidades que outrora chamaram este lugar de lar.
A riqueza de detalhes destas obras artísticas aproxima-nos de um mundo perdido no tempo, onde os ecos do quotidiano, das crenças e dos rituais ressoam nas paredes de pedra, à espera de serem descobertos e compreendidos. Deuses de outros mundos? A polémica sobre as belas mas perturbadoras pinturas das grutas de Tassili são um tesouro para os nossos sentidos e um desafio para a nossa curiosidade. Com certeza você tem interesse em saber mais sobre eles e é por isso que no Supercurioso exploraremos mais sobre o assunto. Está preparado?
História das misteriosas pinturas de Tassili
Estamos no sudeste da Argélia, centro do enigmático deserto de Saara. Esta é a terra dos tuaregues e só eles testemunharam, geração após geração, toda a expectativa causada desde que, durante o Primeira Guerra Mundiala legião estrangeira notificará o mundo a incrível descoberta que fizeram numa das cavernas de Tassili.
Foi em 1956, quando Henrique Lothe, um etnógrafo e explorador arriscado, queria ir mais longe. Ele organizou uma expedição com os tuaregues e eles avançaram por desfiladeiros perigosos, encostas e corredores estreitos entre cavernas para ver o que havia além. Ver coisas que os ocidentais nunca tinham visto e que apenas os nativos conheciam.
Foi então que Lothe viu um maciço perturbador chamado “Jabbaren”, palavra que na língua tuaregue significa “Gigantes.” Foi algo incrível, porque aquelas pinturas eram muito diferentes das demais. As cenas tradicionais de caça ou coleta não eram mais mostradas, simplesmente ali estavam, diante de seu olhar atônito, estranhos seres de cabeça redonda. Criaturas enormes que pareciam estar usando algum tipo de roupa de mergulho.
O mais impressionante foi o de um ser que media pouco mais de 6 metros e que o nosso explorador, Henry Lothe, não hesitou em chamar“O Grande Deus Marciano”.
A pesquisa revelou que as misteriosas pinturas de Tassili n’Ajjer abrangem um extenso período de tempo, desde o Neolítico até tempos mais recentes. Cada camada de arte oferece uma janela única para diferentes épocas e culturas, permitindo aos pesquisadores traçar um panorama evolutivo das comunidades que habitavam a região.
A diversidade e a riqueza das representações artísticas de Tassili n’Ajjer levaram ao seu reconhecimento como Património Mundial da UNESCO em 1982. Este estatuto sublinha a importância universal deste local como um testemunho da criatividade humana e como um registo inestimável da vida pré-histórica.
Janela para o passado: o cotidiano nas pinturas
As representações artísticas em Tassili são variadas e ricas em detalhes, mostrando cenas que vão desde atividades domésticas até rituais comunitários. Podem ser vistas imagens de indivíduos engajados em trabalhos agrícolas, cuidando de animais, participando de danças e celebrações e realizando expedições de caça. Essas cenas nos fornecem informações valiosas sobre as ocupações, tradições e interações sociais dessas comunidades.
Os antropomorfos, ou figuras humanas, são representados com alto grau de detalhamento, permitindo inferências sobre as vestimentas, adornos e utensílios da época. As roupas e acessórios pintados nas rochas apresentam semelhanças impressionantes com as roupas tradicionais de várias áreas de África, sugerindo uma continuidade cultural ao longo dos milénios.
Em contraste, os zoommorfos, ou figuras de animais, aparecem tanto em contextos domésticos como selvagens, refletindo a diversidade da fauna que coexistia com os humanos. É possível ver representações de animais domésticos como cabras e vacas, integradas em cenas de pastoreio, bem como imagens de animais selvagens como antílopes e girafas, muitas vezes em situações de caça.
Além dos aspectos físicos e tangíveis da vida cotidiana, as misteriosas pinturas de Tassili também sugerem elementos espirituais e simbólicos. A presença de figuras que poderiam ser interpretadas como “divindades” e as cenas de danças e rituais indicam uma dimensão espiritual intrínseca à vida destas comunidades, refletindo as suas crenças, valores e aspirações.
Tassili, um livro de história ilustrado… e algo mais
Para a maioria dos arqueólogos e historiadores não há dúvida: as misteriosas pinturas de Tassili n’Ajjer São algo como um legado histórico representado em pinturas rupestres. Mais de 1.500 depoimentos gráficos que nos mostram o passado do Saara em toda a sua maravilhosa variedade biológica e habitual. Podemos ver flores, ciprestes, olivais, tílias… E a fauna? Nas paredes das cavernas de Tassili ficamos maravilhados com aqueles antílopes que correm pelas planícies, com os leões, os avestruzes, os elefantes. e aqueles rios cheios de crocodilos perigosos. Um cenário cheio de vida muito diferente do deserto que é agora.
Vemos os homens caçando e nadando. Cultivando. Cenas cotidianas de um passado milenar onde os cientistas não veem nada de estranho ou perturbador. Além disso, censuram desdenhosamente homens como Henry Lothe, que rotulou certas áreas mais antigas de Tassili como testemunhos da “Arte marciana.”
Além de Lothe, outro especialista ligou Erich Von Däniken. Defendeu, mais uma vez, o facto de muitas pinturas nos trazerem, na realidade, o testemunho de uma época em que o homem teve seu primeiro contato com criaturas de outros mundoscom deuses de cabeça grande que estabeleceram acordos e relacionamentos com a raça humana.
Von Däniken, por exemplo, chama a atenção para uma das pinturas, onde um grupo de «exploradores alienígenas» parecem acompanhar um grupo de mulheres em direcção a uma espécie de objecto oval semelhante a um pequeno navio. Este tipo de afirmações é o que sempre provoca a indignação da comunidade histórica mais convicta e prudente, incapaz de aceitar ideias tão arriscadas como estas.
Seja como for, as misteriosas pinturas de Tassili são um cenário e tanto para descobrir. Um lugar onde cada um de nós pode tirar suas próprias conclusões. As cenas de boas maneiras são um belo exemplo da riqueza ecológica de um passado em que o Saara ainda era um paraíso. As pinturas onde aparece esta estranha raça de gigantes ainda são um desafio para mentes curiosas como a nossa, ávidas por novas abordagens e interpretações.
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E você, o que acha das pinturas de Tassili? Você acha que o relacionamento deles com seres de outro mundo é verdadeiro? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários!
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