Nitro velozes e furiosos. A série “Velozes e Furiosos” teve um grande impacto na forma como as corridas de rua são representadas no cinema, expondo essa subcultura à maioria dos espectadores.
Os personagens desses filmes acionam um botão vermelho no volante durante a fase final das corridas para liberar nitro, dando uma aceleração surpreendente ao carro até a meta. No entanto, a questione se o nitro tem o mesmo efeito nas condições reais permanece incerta.
As corridas clandestinas normalmente possuem orçamentos apertados e estão longe da legalidade; logo, os participantes tentam encontrar métodos baratos para aumentar o desempenho dos veículos.
Um deles consiste em utilizar óxido nitroso (N2O), frequentemente chamado simplesmente de “nitro”, mas comercializado sob o nome NOS – sigla para Nitrous Oxide Systems.
Por causa disso, vale lembrar que as primeiras utilização de óxido nitroso em automóveis surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, quando aviões precisavam dele em voos de alta altitude devido à menor densidade do ar.
Além disso, nos dias atuais, o óxido nitroso continua sendo amplamente empregado como agente anestesiante em procedimentos médicos, ganhando assim o apelido famoso de “gás hilariante”.
Para gerar maior potência, um motor precisa queimar uma quantidade maior de carga de combustível (mistura ar-combustível) do que atualmente está fazendo.
Nitro velozes e furiosos, De acordo com o site HowStuffWorks, o uso de óxido nítrico pode oferecer uma solução factível proporcionando oxigênio útil diretamente à câmara de combustão do motor.
Este oxigênio, juntamente com o ar inalado pelo veículo, é misturado a uma quantidade maior de combustível. Isso aumenta a taxa de combustão, assim como a potência disponível para as rodas.
O óxido nítrico é um gás estável mantido sob forma líquida em garrafas refrigeradas à temperatura ambiente.
Ao ser libertado no coletor de admissão do motor, este líquido rapidamente evapora e transforma-se em gás, provocando uma queda substancial da temperatura e aumentando significativamente a densidade do ar inspirado pelos cilindros.
Uma vez dentro dos cilindros, esse óxido nítrico experimenta altas temperaturas e pressões, convertendo-se em uma fonte instável de nitrogênio e oxigênio.
Apesar deste último ser inflamável, o nitrogênio por si só não participa da reação química. Porém, sua presença permite a obtenção de oxigênio adicional para a queima, acrescentando-se ao ar previamente aspirado pelo motor.
Consequentemente, diferente do oxigênio puro, o processo não ocasiona danos à mecânica do motor.
Em suma, simplificadamente falando, o nitrato introduce oxigênio extra aplicável num motor, possibilitando assim a combustão de uma quantidade superior de combustível e, conseqüentemente, resultando em uma maior produção de energia.
Apesar da popularidade da série ‘Velozes e Furiosos’ entre fãs de corridas de rua, há algumas imprecisões nela.
Um desses aspectos é a forma como o nitro é apresentado no filme, frequentemente mostrando como uma chama azul saindo do escapamento.
Mesmo que exista a chance dos escapamentos dispararem chamas devido à presença de combustível não queimado nos gases de exausta quente, isto não tem relação direta com o óxido nitroso.
Adicionalmente, usar óxido nitroso impõe grandes desafios logísticos e provoca um enorme stress nos componentes do motor, enquanto reduz dramaticamente a segurança, tornando-o inadequado para utilização prolongada.
Normalmente, o nitro fornece empuxões de 10 a 15 segundos, sendo que um motor maior obterá um empurrão mais intenso por um período de tempo menor do que um motor menor.
Nitro Velozes e Furiosos. As desvantagens do nitro
Possuir um automóvel de rua com muito poder provoca curiosidade em muitas pessoas, porém o óxido nitroso traz seus inconvenientes.
Apesar de ser uma alternativa relativamente econômica para obter potência imediata, os motores não foram concebidos para carregamentos extras.
Isso, na realidade, pode causar explosões e graves danos a peças do motor.
Ademais, o óxido nitroso não está amplamente disponível e é ilegal na maior parte dos países. Além disso, sua reserva acaba rapidamente, exigindo repetidas recargas.
É importante salientar que o óxido nitroso não é usado em modalidades esportivas de alto nível, tais como a Fórmula 1.
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Nitro velozes e furiosos. Por outro lado, ele permanece prevalecendo em corridas de rua e drag racing, apesar das questões relacionadas à segurança em sua manipulação.