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O Apocalipse de Pedro | Por que não está na Bíblia?

O Apocalipse de Pedro é um dos livros apócrifos mais enigmáticos do mundo, visto que atualmente está proibido pela igreja. A formação do Novo Testamento, que juntamente com o Antigo Testamento constitui a Bíblia cristã, não ocorreu instantaneamente.

Os 27 livros que o compõem foram incorporados gradativamente. Neste processo, certos escritos do cristianismo primitivo que poderiam ter feito parte do Novo Testamento foram excluídos por diversas razões.

Entre eles está o Apocalipse de Pedro, que ficou de fora da inclusão na Bíblia. Qual era o seu conteúdo e por que não está no cânon bíblico? Junte-se a nós no Isto é Curioso para descobrir.

O Apocalipse de Pedro | Por que não está na Bíblia?

Antecedentes do Apocalipse de Pedro Todos conhecemos o Apocalipse de São João, um dos livros mais enigmáticos da Bíblia. Porém, não foi o único Apocalipse ao qual os primeiros cristãos tiveram acesso. Junto com o de João, o Apocalipse de Pedro foi amplamente lido e comentado.

Apocalipse de Pedro
Apocalipse de Pedro

Até o final do século XIX era conhecido apenas por referências e não existia texto completo ou fragmento, embora fosse um dos escritos que apareciam no Fragmento Muratoriano – a lista mais antiga dos livros canônicos que compunham o Novo Testamento. Precisamente, no Fragmento Muratoriano se diz que em muitas igrejas o Apocalipse de Pedro não era mais lido.

Em 1886/87, durante escavações no Egito, foi encontrada uma versão incompleta deste curioso Apocalipse, escrita em grego, e em 1910 outra, escrita em etíope, traduzida do grego. Ambos os documentos diferem em alguns pontos. Os estudiosos não concordam sobre a datação do Apocalipse de Pedro e situam-no entre os anos 70 e 170.

Mais tarde veremos porque o Apocalipse de Pedro não está na Bíblia. Você pode estar interessado em: Curiosidades bíblicas Sobre o que é o apocalipse de Pedro? O Apocalipse de Pedro é escrito como se fosse uma conversa entre Jesus e seus seguidores e nos conta o que acontecerá com as pessoas quando chegar o fim dos dias.

Encontramos primeiro uma visão do céu e depois uma do inferno, tal como Pedro as teve. Explica-nos o êxtase alegre de quem vai para o paraíso e os castigos muito detalhados de quem vai para o inferno. Ao ler os tormentos infernais, parece que estão descrevendo uma pintura de Hieronymus Hieronymus.

Apocalipse de Pedro
Apocalipse de Pedro

Se o pecado for blasfêmia, os culpados serão enforcados pela sua língua. Os homossexuais vão acabar em um penhasco e os anjos vão jogá-los de lá e isso se repetirá continuamente, eles terão que subir novamente para serem jogados novamente. As mulheres adúlteras serão penduradas pelos cabelos sobre um lago de lama fervente e os homens adúlteros, ao lado delas, serão pendurados pelos pés.

Os assassinos e os seus cúmplices acabarão num poço cheio de cobras e outros répteis que não deixarão de atormentá-los, os usurários ficarão de joelhos num líquido formado por pus e sangue sujo… Tudo o que ele descreve é ​​verdadeiramente horrível. e não é de surpreender que algumas das primeiras igrejas não quisessem lê-lo e fosse finalmente descartado dos textos canônicos que compõem o Novo Testamento. Por outro lado, quem está no Paraíso usa roupas brilhantes como os anjos, tem pele branca e é lindo. Sua diversão é cantar louvores a Deus em corais.

Se quiser lê-lo diretamente neste link, você pode fazê-lo em inglês, tanto no texto grego quanto no etíope. Você também pode ler o livro Apocalipse de Pedro PDF em espanhol. Por que o Apocalipse de Pedro não está na Bíblia? Agora, por que o Apocalipse de Pedro não está na Bíblia?

Pois bem, este texto cristão apocalíptico não entrou na versão oficial da Bíblia por vários motivos. A criação do cânon bíblico foi um processo no qual os primeiros líderes da igreja avaliaram cuidadosamente vários critérios, tais como autoria apostólica, ortodoxia doutrinária e aceitação geral pela comunidade cristã.

Em relação ao Apocalipse de Pedro, surgiram dúvidas sobre a sua autoria, apesar de levar o nome de Pedro. Muitos estudiosos questionaram se foi realmente escrito pelo apóstolo Pedro, levantando incertezas sobre a sua autenticidade. Outro aspecto fundamental foi o conteúdo e a doutrina dos textos.

Aqueles que continham ideias contrárias à ortodoxia cristã foram excluídos para preservar a coerência doutrinária e a unidade nas Escrituras. A recepção e o uso continuado de um texto pela comunidade cristã também foram fatores determinantes.

A falta de aceitação geral ou uso frequente diminuiu as chances de inclusão no cânone. Quem foi o apóstolo Pedro e qual foi a sua missão? O apóstolo Pedro se destaca como um dos doze discípulos escolhidos por Jesus Cristo. Inicialmente conhecido como Simão, recebeu de Jesus o nome de “Pedro”, que significa “pedra” em grego.

Pedro é reconhecido como um dos discípulos mais próximos de Jesus e desempenhou um papel fundamental nas histórias do Novo Testamento. A principal missão de Pedro, compartilhada com os demais apóstolos, era seguir Jesus, absorver seus ensinamentos e testemunhar seus milagres.

Apocalipse de Pedro
Apocalipse de Pedro

Após a morte e ressurreição de Jesus, Pedro e os apóstolos foram encarregados de espalhar a mensagem do Evangelho por todo o mundo, conhecida como a Grande Comissão, conforme narrada em passagens como Mateus 28:19-20.

Pedro ganhou notoriedade pelo seu papel proeminente nos primeiros dias da igreja cristã em Jerusalém. Ele é creditado com um poderoso sermão no dia de Pentecostes, um evento em que milhares de pessoas se converteram ao cristianismo. Além disso, ele desempenhou um papel crucial na difusão do cristianismo entre judeus e gentios. Conclusões

O Apocalipse de Pedro não está na Bíblia por vários motivos interligados no processo de formação do cânone bíblico.

As dúvidas sobre a sua autoria, a incerteza sobre se foi escrito pelo apóstolo Pedro, afetaram a sua inclusão, uma vez que a autoria apostólica era um critério fundamental.

A coerência doutrinária também foi essencial; Foram excluídos textos com ideias pouco ortodoxas. O meticuloso processo de seleção considerou a aceitação na comunidade cristã, a autoria apostólica e a ortodoxia doutrinária.

 

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